"Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem" (Ivar Lovaas)
trabalhamos comportamentos observáveis e modificáveis.
salas para atendimento em grupo, treinando a socialização.
ambiente pensado para atender às crianças.
atendimento personalizado, com qualidade e ética.
Algumas pessoas me questionam acerca da rigidez das respostas de indivíduos do espectro, algumas chegaram a sugerir que a Terapia ABA estaria ensinando a criança a decorar respostas. Essa robotização, no entanto, é apenas o reflexo de uma dificuldade em generalizar o que é aprendido, característica típica do quatro de autismo. Algumas crianças possuem maior capacidade de generalizar o que foi aprendido, ou seja, utilizar as novas habilidades e aprendizados em novos ambientes, com diferentes pessoas, respostas e estímulos.
De modo geral, é esperado que a criança consiga generalizar uma classe de respostas, depois que ensinamos a resposta com um grupo de estímulos. Por exemplo, quando você ensina imitação como mandar beijo, dar tchau, bater palma (etc), depois de um tempo é esperado que a criança desenvolva a imitação generalizada, ou seja, após o ensino direto de 10 ações, a criança busque imitar qualquer movimento apresentado. Além dos movimentos não treinados, é possível também observar imitações sonoras, o que é fundamental para desenvolvimento da fala vocal.
A generalização também precisa ocorrer em relação a pessoas (a criança deve responder a demanda dos pais, professores, avôs, e não apenas do terapeuta), ambientes (o aprendizado deve sair da mesinha para outros ambientes e situações), e estímulos (a criança deve ser capaz de responder a estímulos similares como diversas faces de feliz, triste, etc).
A ideia de que a criança vai decorar as respostas é apenas mais um mito em relação a Terapia ABA. Além das características da criança (cada uma vai responder diferente a terapia), a forma como a generalização é treinada dentro dos programas de ensino é fundamental no desenvolvimento de comportamentos mais “naturais”.
TAGS o que é ABA terapeuta infantil terapeuta aba terapia aba autismo atraso de desenvolvimento atraso de fala terapia infantil vídeo aba generaliação treino em aba terapeuta infantil autismo terapeuta autismo
A Terapia ABA deixa a criança robotizada!?
13 de Março de 2020
Avaliações em ABA: Uma bússola na intervenção de indivíduos com atrasos de desenvolvimento
24 de Agosto de 2016
Não perca tempo, comece a intervenção quando surgir os primeiros atrasos de fala!
15 de Abril de 2016
03 de Abril de 2016
Ensino em ambientes naturais usando Terapia ABA é possível?
17 de Março de 2016
26 de Fevereiro de 2016
Como funcionam as tarefas estruturadas em ABA!?
18 de Fevereiro de 2016
O que é o TEACCH que vem sendo utilizado em algumas APAEs?
18 de Outubro de 2015
Como funciona a hierarquia de dica no ensino com ABA?
04 de Setembro de 2015