"Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem" (Ivar Lovaas)
trabalhamos comportamentos observáveis e modificáveis.
salas para atendimento em grupo, treinando a socialização.
ambiente pensado para atender às crianças.
atendimento personalizado, com qualidade e ética.
Uma das ferramentas mais utilizadas na intervenção em ABA é o Ensino por Tentativas Discretas (DTT- Discrete Trial Training). As tarefas são comumente realizadas em ambientes controlados, muitas vezes em mesinhas (as famosas tarefas de mesinha). O DTT possui três componentes principais: (1) o estímulo discriminativo (SD); (2) a resposta e/ou dica; e (3) o reforço ou procedimento de correção.
O estímulo discriminativo é um termo da análise do comportamento para um estímulo que “indica qual deve ser a resposta”. Por exemplo, quando você diz “bate palma” para uma criança, essa instrução é um estímulo discriminativo para a resposta bater palma, caso essa criança seja verbal e seguidora de regras. A resposta da criança e a dica fornecida pelo professor é o segundo componente, seguido pelo reforço (entrega do item preferido) ou inserção do procedimento de correção. Abaixo, seguem alguns exemplos:
Apesar da importância desses componentes durante o Ensino por Tentativa Discreta, a forma como eles vão ser apresentados pode variar. As possibilidades são infinitas no ensino, através desse tipo de procedimento. Por exemplo, existem inúmeras formas de se apresentar a correção, no vídeo ele apresenta duas formas, mas elas não são as únicas (ambas são seguidas pelo reforçamento após correção). O que vai definir cada procedimento são as peculiaridades que cada criança apresenta. Algumas crianças, por exemplo, são mais preguiçosas e se a correção for seguida de reforço, elas simplesmente não apresentam a resposta de forma independente, e ficam "esperando" as dicas!
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