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Como ensinar meu filho a lavar as mãos?
Publicação: 11/04/2019
Diariamente executamos diversas habilidades de autocuidado, como lavar as mãos, tomar banho, pentear o cabelo, usar o vaso sanitário, entre outras.
Frequentemente observamos uma dificuldade nas crianças com autismo em conseguir executar essas habilidades de maneira independente. A ausência desse repertório de autocuidado costuma deixar os pais e cuidadores muito preocupados com o futuro dessas crianças, visto que em algum momento da vida os pais não estarão mais presentes para executar esses cuidados por eles, além de demandar muita assistência dos cuidadores. Um indivíduo que aprende essas habilidades torna-se mais autônomo e independente de seus cuidadores, promovendo uma melhor qualidade de vida para ele e seus familiares.
No post de hoje daremos algumas dicas para que você possa ensinar o seu filho a lavar as mãos sozinho de acordo com pesquisas realizadas em análise do comportamento. Quando possível, é importante que o trabalho seja feito juntamente com um profissional da área da terapia ocupacional ou psicomotricidade.
Quando pensamos no comportamento de lavar as mãos, observamos que ele é composto por uma sequência de comportamentos menores que precisam ser executados em uma determinada ordem para que a tarefa seja completada corretamente. Para ensinar cada passo da tarefa é utilizado um procedimento de análise de tarefas. Nessa análise são determinadas a sequência de todas as respostas que compõem a tarefa e a ordem que elas devem ser executadas para que ela seja completada adequadamente.
Abaixo você pode acompanhar por vídeo como isso é feito (ative as legendas no símbolo no youtube).
Após ter feito uma análise da tarefa de lavar as mãos você provavelmente deve ter chegado a pelo menos seguintes passos: (1) abrir a torneira; (2) molhar as mãos; (3) passar o sabão nas mãos; (4) enxaguar as mãos; (5) fechar a torneira e (6) secar as mãos. Você ainda pode quebrar cada passo em unidades menores, conforme as necessidades da criança. Por exemplo, o passo (3) passar o sabão nas mãos é composto de posicionar a mão embaixo do recipiente de sabonete, apertar a válvula e então esfregar as mãos com o sabonete. Tendo os passos estabelecidos, uma forma eficiente de ensiná-los é utilizar um encadeamento de trás para frente, no qual o último passo da tarefa será o foco inicial da sua intervenção e conforme a criança execute esse passo de maneira independente você passa a ensinar os passos anteriores. Então vamos começar!
Em um horário propício, como antes das refeições ou após usar o banheiro, dê o comando “Vamos lavar as mãos” e então direcione a criança até o banheiro e comece a executar os passos que compõem a tarefa de lavar as mãos dando a ajuda necessária para execução do movimento. Isto é, dê ajuda física ou o modelo para que a criança abra a torneira → molhe as mãos → ensaboe → feche a torneira... E no último passo, secar as mãos, dê oportunidade para que a criança execute a ação sozinho, se necessário dê ajuda para que ela conclua esse passo, então REFORCE o seu filho por ter concluindo todos os passos da cadeia.
O apoio visual que é muito divulgado no ensino dessas habilidades no senso comum pode ser utilizado, mas os resultados científicos apontam que procedimentos ligados a análise da tarefa e reforçamento dos passos do ensino são o que há de mais eficaz no treino dessa habilidade.
Lembre-se de executar os passos sempre na mesma ordem, retirar a ajuda gradualmente e reforçar o comportamento. Esse tipo de procedimento é eficaz não apenas para o ensino de lavar as mãos, mas de qualquer comportamento mais complexo que envolva muitos componentes.
Por Roberta Carolinne Queiroz Dias
Referências:
Varella, A. A. B. (2018). Análise de tarefas e encadeamento. In. Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (pp 179-194). São Paulo, Sp: Memnon