trabalhamos comportamentos observáveis e modificáveis.
Socialização
salas para atendimento em grupo, treinando a socialização.
Ambiente Planejado
ambiente pensado para atender às crianças.
Atendimento Humanizado
atendimento personalizado, com qualidade e ética.
Ensino em ambientes naturais usando Terapia ABA é possível?
Publicação: 17/03/2016
As famosas tarefas em mesinha no ensino em ABA representam apenas uma das formas de intervenção nessa abordagem. Algumas pessoas ficam confusas e chegam a pensar que trabalhar em ABA significa trabalhar na mesinha. As Tarefas aplicadas na mesinha podem ser realizadas no chão, em momentos de brincadeira, na escola, em casa, etc. Uma estratégia muito comum para se treinar generalização e a iniciação de pedidos é o ensino incidental.
O ensino incidental nada mais é do aproveitar situações em que a criança está interessada em algo (um brinquedo, por exemplo), e utilizar essa motivação para ensinar. No vídeo eles falam sobre ensino para pedidos vocais, mas esse tipo de intervenção pode ser utilizado para ensinar muitos outros comportamentos. O ensino incidental em ambiente como a escola, por exemplo pode possibilitar o ensino da nomeação de letras, etc.
Aproveitar situações em que a criança está motivada, criar uma demanda para a resposta dela, dar dicas, e consequenciar a resposta com o acesso ao item de interesse da criança, são componentes que devem ser pensados no momento em que se ensina, mesmo em ambientes naturais. O nome ensino incidental é apenas o nome técnico utilizado na área para caracterizar uma estratégia de ensino em ambiente mais naturais.