A Terapia ABA utiliza os pressupostos da análise do comportamento para o ensino de diversos repertórios. Um desses repertórios envolve o treino dos pré-requisitos da fala. É muito comum como uma das principais queixas dos pais a falta ou o atraso da fala de seus filhos. Assim, existe a cobrança para que a criança fale logo, durante a intervenção ou a partir dela.
O que os pais não entendem, e por isso sempre começo explicando é que a criança só vai falar (salvo exceções), se e somente se ela tiver como repertório os pré-requisitos da fala. Imagino que devem estar se perguntando quais seriam esses pré-requisitos. Abaixo listo 5 desses pré-requisitos.
Vamos começar falando do primeiro requisito: (1) olhar no olho. A criança que não olha no olho, não faz uso da primeira troca na comunicação. Eu te olho e você me dar atenção, comida, brinquedo, colo, etc.. Se você observar um bebê, antes mesmo dele completar um ano, ele já faz esses “pedidos” através do olhar. Além disso, olhar no olho ajuda a criança a observar a pronuncia, expressão, sonorização do adulto observado, o que ajuda na produção da sua própria fala.
O segundo pré-requisito é (2) responder de forma consistente a demanda. O que seria isso? Seria você pedir algo para criança e ela fazer. Por exemplo, você pede para o seu filho dar tchau para a avó e ele faz o movimento do tchau. Nesse sentido entramos em mais dois pré-requisitos da fala: (3) “seguir instrução” (4) compreender o que é falado.
Nem sempre responder a demanda será o mesmo que “seguir uma instrução”, por isso prefiro dividir esses pré-requisitos como diferentes. Por exemplo, quando você chama seu filho pelo nome e ele não olha, ele não respondeu a sua demanda e você não deu uma instrução formal a ele. Quando você fala oi e ele não responde, você deu uma demanda que também não foi correspondida e não se trata de uma instrução formal.
Antes da criança falar, ela também precisa compreender o que é dito. Muitos programas dentro do ensino em ABA focam nesse pré-requisito. Mesmo quando a criança começa a falar, ela possui compreensão auditiva limitada e trabalhamos no sentido de ampliar esse repertório com adjetivos, verbos, etc.
O último pré-requisito da fala é a (5) imitação. Sem ela é praticamente impossível que a criança vocalize palavras. Se ela não imita respostas motoras, muito provavelmente ela não imitará respostas vocais. Trabalhar a imitação não só auxilia na vocalização dessas crianças, mas também na aprendizagem de um repertório infinito que pode ser ensinado através do modelo.
Todos esses repertórios são fundamentais não só para aprendizagem da fala, mas também para o desenvolvimento da socialização e autonomia de crianças com atraso de desenvolvimento.
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