Por ser uma Intervenção Intensiva, a Terapia ABA deve estar presente em todos os ambientes em que a criança está. Na escola, por exemplo, é comum o uso de Acompanhantes Terapêuticos (AT) para ajudar a criança a responder as demandas escolares.
Nos Estados Unidos, a Intervenção em ABA chega a atingir a média de 40 horas semanais de trabalho. Dentro dessas horas de trabalho estão as intervenções em mesinha, mas também em ambiente natural como a escola. É comum que a criança frequente uma instituição especializada em autismo no período da manhã e tenha um AT em escola regular à tarde.
Infelizmente no Brasil, o Acompanhante Terapêutico ainda é desconhecido por muitas escolas, o que faz com que a inserção desse profissional gere desconforto e estranhamento. A ideia do AT, na verdade, vem apenas contribuir para que os objetivos escolares sejam alcançados. A independência da criança em relação as tarefas escolares é o objetivo principal da intervenção, no entanto, o caminho para que isso ocorra nem sempre é tão claro.
Para que a criança possa desenvolver a independência na escola e na vida é necessário que essa habilidade seja treinada, além disso, alguns comportamentos inadequados devem ser diminuídos e outros comportamentos adequados aumentados. Abaixo, segue alguns objetivos relacionados ao trabalho do AT na escola:
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Diminuição das estereotipias. As estereotipias, por exemplo, dificultam a aprendizagem já que impedem a criança de estar em contato com a demanda feita em grupo e também a inserção da criança no ambiente social. Um dos objetivos do AT é bloquear estereotipias da criança, o que gera irritação, gritos e choros. Dar demanda concorrentes para a criança é uma das formas mais comuns de se trabalhar estereotipia.
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Brincadeira funcional. Algumas vezes a criança se engaja em comportamentos sem função como pintar toda a folha, nesse caso, é necessário ensinar a criança a brincar de maneira funcional. O ensino envolve o bloqueio do comportamento sem função e o reforço de comportamentos mais adequados.
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Demandas escolares. Nas escolas existem objetivos pedagógicos a serem alcançados. É importante, dependendo da criança, a revisão desses objetivos para indicar ao AT até onde ele deve ir. Se os objetivos são os mesmo dos outros alunos, então o trabalho do AT deve ser realizado no sentido do alcance desses objetivos pela criança.
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Socialização. A escola é o local mais adequado para o treino de socialização, assim, o AT também deve possibilitar que a criança desenvolva essa habilidade, ensinando brincadeiras sociais e a comunicação entre pares.
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Cuidados pessoais. O uso do banheiro, o se alimentar sozinho, escovar o dente também devem ser estimulados e treinados pela AT.
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Comunicação. Possibilitar que a criança se comunique de maneira adequada e aumentar a fluência verbal da criança também deve ser fortalecido pelo trabalho do AT.
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