As máscaras faciais ainda fazem parte do nosso dia a dia e, apesar de termos adicionado o item a nossa rotina há alguns meses, ela ainda pode causar certo desconforto, principalmente em crianças com autismo. Por isso, é importante encontrar ferramentas, como o reforço positivo, que ajudem a transformar o uso da máscara em uma experiência mais tolerável.
O reforço positivo é um estímulo que é apresentado ou acontece de maneira natural após um comportamento, aumentando a probabilidade de que esse comportamento se repita no futuro. O reforço positivo pode ser um abraço, um sorriso ou uma palavra de agradecimento. Para que ele seja eficaz, é preciso identificar estímulos que funcionam com cada criança.
- Confira algumas dicas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para auxiliar no o uso da máscara, usando a ideia de transformar a máscara em um estímulo reforçador:
- Testar diferentes tipos de máscaras para ver qual tipo a criança se adapta mais. Existem máscaras de encaixar ou amarrar atrás da cabeça, de colocar o elástico ou tecido atrás da orelha. Veja qual a criança prefere.
- Parear o uso da máscara com algo que a criança gosta. Nessa estratégia você pode oferecer algo que a criança não gosta tanto de maneira concomitante com algo que ela gosta. No uso da máscara, por exemplo, use um tecido divertido que a criança tenha escolhido e aprovado, com personagens preferidos, por exemplo.
- Ofereça o uso da máscara junto com algo que seja de preferência da criança. Em casa, ofereça colocar a máscara enquanto ouvem a música ou o desenho favorito da criança.
- Ofereça reforços positivos pelo uso correto da máscara e pelo tempo de uso (começando com tempos curtos de poucos segundos). Não deixe que a experiência se torne uma batalha, isto fará com que a criança goste ainda menos do item.
Como está sendo a experiência para você? Confira esta e mais dicas nos links:
https://science.abainternational.org/helping-a-child-with-autism-wear-masks/catiacusf-edu/
http://blog.abadesk.com/2020/06/28/kids-and-masks/